Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Abastecer com etanol contribui com a qualidade do ar e reduz doenças respiratórias

Abastecer com etanol faz diferença para a qualidade de vida? Quando o assunto é o consumo de energia, fazer a opção por combustíveis renováveis é uma atitude que preserva o meio ambiente e também contribui para a saúde da população.

Os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral ainda são utilizados em larga escala em todo o mundo, e são considerados vilões em termos de poluição. Em 2018, foi publicado um estudo na revista científica Environment Research, ou “Pesquisa sobre Meio Ambiente”, em tradução livre, revelando que a inalação de ar poluído pela queima de combustível fóssil mata mais de oito milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Entre as principais doenças devido ao uso destes combustíveis estão: síndromes respiratórias, asma, câncer de pulmão e derrames, com consequentes mortes prematuras.

No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no ano de 2020, foram consumidos 35,8 bilhões de litros de combustíveis fósseis, contra 19,2 bilhões de litros de etanol hidratado. Ainda há um grande espaço para o uso de energia renovável no país, mas a nossa matriz energética, em termos de sustentabilidade, dá exemplo para o mundo. E é o etanol que contribui de forma significativa para garantir a mobilidade, ao mesmo tempo em que reduz o índice de poluição comparativamente à gasolina.

Biocombustível

O biocombustível etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e outras matérias-primas vegetais está entre os combustíveis mais utilizados no perfil sustentável, e os números reafirmam os benefícios.  A ANP revela que de 2003 a 2020, o consumo do etanol evitou a emissão de mais de 515 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o que contribuiu para reduzir de forma relevante a poluição em nossas cidades.

Dessa forma, abastecer seu veículo com etanol tem grandes vantagens e trata-se de uma opção pelo meio ambiente e pela qualidade de vida da atual e futuras gerações.