Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

12ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

campo-limpo

A Central de Recebimento de Embalagens Vazias da Coplana realizou, ontem (18/8), o evento Central de Portas Abertas, uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e demais unidades de recebimento do país. A programação faz parte do Dia Nacional do Campo Limpo, que já está em sua décima segunda edição e tem como objetivo apresentar os resultados positivos da logística reversa de embalagens de defensivos. A Socicana é parceira da iniciativa.

Participaram do evento autoridades dos municípios vizinhos, da área de meio ambiente, agricultura, educação e governos. Estavam presentes também os alunos do Colégio Técnico “José Bonifácio” da Unesp de Jaboticabal e da ETEC de Guariba.

As centrais são responsáveis pela destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas, uma forma de promover a preservação ambiental e a sustentabilidade. Este modelo de logística reversa tornou-se uma referência para o mundo, já que 94% das embalagens utilizadas o campo têm destinação correta.

Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Socicana e vice-presidente da Coplana, falou da atitude sustentável das entidades. “Nós desenvolvemos este trabalho há muito tempo, porque consideramos muito importante a questão da sustentabilidade e a destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas. A Cooperativa e a Associação estão de portas abertas para parcerias com o ensino público e prefeituras para, cada vez mais rápido, mostrar à sociedade o papel do campo. Somos um país agrícola e o que movimenta o nosso país é o agronegócio.”

Sergio de Souza Nakagi, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jaboticabal, ressaltou a parceria do município com a Cooperativa e Associação, por exemplo, em projetos como Reflorestando as Nascentes e Córrego Vivo. Nakagi alertou para a mudança de conceitos, enfatizando a sustentabilidade na agricultura. “Hoje, temos a oportunidade de quebrar o paradigma quanto ao uso dos defensivos agrícolas. O produtor rural trabalha com boas práticas e busca usar o mínimo de defensivo possível.”

O gerente Técnico Comercial de Insumos da Coplana, Marcelo Pacífico, explicou sobre o funcionamento do sistema e ressaltando o papel da Cooperativa. “A Central da Coplana é pioneira no Brasil, serviu de modelo para o restante do país e está completando 22 anos. Neste período, contribuiu muito para a preservação do meio ambiente e destinar corretamente as embalagens, com uma grande importância para os municípios vizinhos.”

Dentro da programação, acontece no dia 26 de agosto, a exposição Dia Nacional do Campo Limpo, a partir das 8 horas, na Estação de Eventos Cora Coralina, em Jaboticabal, com a participação de escolas da região.

campo-limpo-